A pegada Ambiental
Já se questionaram sobre o que acontece com os restos de detergente e espuma que vai pelo cano? Sobre o impacto que têm no meio ambiente?
Em sistemas que necessitam de oxigênio como rios e lagos, os agentes tensioactivos que existem nos detergentes e produtos de higiene, interferem nas taxas de areação, fazendo com que as bolhas de ar permaneçam em contacto com o meio menos empo do que seria normal.
Além disso, a formação de espuma na superfície altera o processo de fotossíntese dos organismos subaquáticos pelo impedimento da entrada de luz nos co de água.
Todos os sabões são produzidos a partir de matérias-primas biodegradáveis, óleos e gorduras que passaram por um processo de saponificação. Portanto, os sabões possuem tensoativos biodegradáveis. Já os detergentes sintéticos podem ou não ter tensoativos biodegradáveis, pois eles são provindos do petróleo, matéria-prima não renovável.
Outro ponto a ter em grande consideração é a embalagem. Quantos produtos industriais conhecem que não venham em embalagens plásticas?
Os produtos Artesanais vêm embalados com materiais reciclável ou de origem que não danifique o ambiente. Podem ser papel kraft, cartão reciclável, cartolina, ou até mesmo um pedaço de tecido ou serapilheira. As opções de embalagens alterativa e amigas do ambiente são imensas, basta um pouco de imaginação e criatividade!